04/07/2017 às 00h00

Rosa Quartz e Azul Serenity

A dose dupla da Pantone

A Pantone é uma empresa norte-americana localizada em Carlstadt, Nova Jersey, e foi criada por Lawrence Harbert por volta de 1960. Lawrence, que na época produzia cartões para a indústria cosmética, desenvolveu um sistema de identificação, combinação e comunicação de cores para resolver problemas gráficos. 50 anos depois, a empresa aprimorou seu sistema, se adaptando às indústrias e tecnologias, criando uma fidelidade e referência de padrão de cores que a tornou mundialmente conhecida.

Anualmente a Pantone anuncia a cor do ano que influenciará nas criações de designers por todo o mundo. Desta forma, no ano de 2016 a Pantone inovou e surpreendeu o mundo ao anunciar que a cor do ano, na verdade, seriam duas. Para acompanhar o Rosa Quartz surgiu o Azul Serenity. O rosa, aconchegante junto ao azul suave e relaxante proporcionam uma sensação de paz interior. Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone ‘’Juntas, Rose Quartz e Serenity evocam o equilíbrio que existe entre o rosa acolhedor como um abraço, e o tom azul claro mais frio e tranquilo, refletindo a conexão entre o bem-estar e uma calma sensação de ordem e paz’’.

 

Com a percepção da discussão de gênero que tem repercutido na moda, Eiseman complementa "Esta abordagem mais unilateral da cor está coincidindo com os movimentos sociais em relação à igualdade de gêneros e fluidez’’. Embora a Pantone tenha lançado as cores no ano passado, onde tivemos a enxurrada de Rosa Quartz tanto na moda quanto no design, neste ano as cores continuam presentes e tendo uma maior presença do Azul Serenity.

 

Texto por Kerolyn Silveira